Cacimba, o Gin de Sintra
Para quem conhece a Serra de Sintra e toda a sua extensão até às praias, o nome “Cacimba”, não precisa de explicação.
Sintra é um local sem igual, onde para além dos Palácios e jardins que por ela habitam, tem a particularidade de ter um microclima único e diferenciador.
Os constantes ventos vindos de noroeste, trazem com eles humidade, que por sua vez ao encontrarem a Serra de Sintra como obstáculo, começam a criar grande nebulosidade, podendo gerar muitas vezes a queda de uma chuva “miudunha”, a que nós chamamos de “Cacimba”.
Coincidência ou destino, foi num destes dias de intensos nevoeiros, que nos surgiu a ideia de produzir o primeiro gin de Sintra.
Uma das características que torna a Serra de Sintra uma referência no património florestal nacional, é a sua riqueza botânica.
O seu elevado desenvolvimento vegetal, permite-nos apanhar os botânicos do nosso gin directamente da Serra como é o caso do louro, do eucalipto, entre outros. Também a maçã reineta, muito típica da região de Colares, tem um papel fundamental na concessão do Cacimba.
Destilado em alambique de cobre, o nosso gin entra na categoria de “London Dry Gin”, onde todos os seus aromas provém da passagem do vapor proveniente do álcool, pelos 12 botânicos que o caracterizam.
Acreditamos ter conseguido trazer o aroma da Serra de Sintra e a frescura desta região ao nosso gin!